sexta-feira, 5 de julho de 2013

América Central / América do Sul

ESCORPIÃO  REI - Desenho cravado numa das cavernas do Macchupichu





FACA DE OURO - TUMI O Tumi é uma faca cerimonial dos povos pré-colombianos (Moche, Chimu, Inca) que habitavam o território onde hoje se localiza o Peru.


 arte andina Moche faz referência a sacrifícios em várias de suas imagens, utilizando diferentes armas como: garrotes de madera, lanças pontiagudas e, é claro, as facas em forma de meia luna, conhecidas como Tumis.Porém, os exemplares arqueológicos mais conhecidos dos Tumis são do norte da costa do Peru, especialmente da cultura Lambayeque/Sican (700-1300 d. C.). Estes Tumis mostram uma elaborada figura humana de olhos amendoados (figura tradicionalmente identificada com Naylamp, um deus dos mitos Lambayeque), às vezes com pedras semipreciosas incrustadas. O Tumis-Lambayeque são algumas das mais famosas peças de arte pré-colombiana.



CHICAMAO Peru, todos já sabem do potencial de surf. Por toda a costa encontram-se ondas para todos os gostos, mas é ao Norte que estão algumas das mais perfeitas e extensas esquerdas do mundo.
Yucatán Yucatán é um dos estados mexicanos, a oeste da península que a batiza, do lado do Golfo do México. Ao sul fica o estado de Campeche e a leste está Quintana Roo e seus destinos caribenhos de Cancún e Cozumel. De forte presença maia, a principal atração da região são as ruínas de Chichen-Itzá, localizada em meio a densas florestas. Aqui a comida é bem distinta dos clássicos que conhecemos, sendo uma ampla mistura de influências europeias, caribenhas, africanas e, obviamente, maias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...