20 Sugestões de Atitudes Éticas, Ecológicas e Sustentáveis
Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça sua parte! Que tal rever alguns hábitos para reduzir sua parcela de responsabilidade pelo desequilíbrio no efeito estufa da Terra? Em tempos de previsões sombrias sobre as mudanças climáticas da Terra, novas atitudes são valiosas para diminuir a cota individual de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Toda atitude nessa direção é bem-vinda.
1 – Leve uma sacola para fazer as compras do supermercado e da feira
Levando sua própria embalagem – que pode ser uma mochila ou uma sacola de pano – você evita o desperdício de sacos plásticos e reduz a quantidade de lixo produzido na sua casa.
2 – Prefira produtos naturais aos industrializados sempre que possível
![]() |
Escultura feita em resto de Bloco de Poliuretano (parte interna da prancha de surf) |
3 – Valorize o trabalho de cooperativas agrícolas e artesanais

4 – Feche a torneira ao lavar a louça

5 – Prefira eletrodomésticos com selo Procel

6 – Separe o lixo orgânico dos materiais que podem ser reciclados

7 – Na obra, dê preferência aos materiais ecológicos

8 – Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar

9 – Plante árvores

10 – Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana

11 – Estabeleça princípios ambientalistas
Estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.
12 – Faça uma investigação de recursos e processos
Verifique os recursos utilizados e o resíduo gerado. Confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo de esforço humano. A meta será encontrar meios para reduzir o uso de recursos e o desperdício.
13 – Estabeleça uma política ecológica de compras
Priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Existem certos produtos que não se degradam na natureza. Procure certificar-se, ao comprar estes produtos, de que são biodegradáveis. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis. Reciclados e reutilizados! Os que reduzem o impacto ambiental.
14 – Incentive seus colegas
Fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta. Sugira e participe de programas de incentivo como a nomeação periódica de um “campeão ambiental” para aqueles que se destacam na busca de formas alternativas de combate ao desperdício e práticas poluentes.
15 – Não Desperdice

16 – Evite Poluir Seu Meio Ambiente

17 – Evite riscos
Verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforço para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema para só aí se preparar para resolver. Participe de treinamentos e da preparação para emergências.
18 – Anote seus resultados
19 – Comunique-se
No caso de problemas que possam prejudicar seu vizinho ou outras pessoas, tome a iniciativa de informar em tempo hábil para que possam minimizar prejuízos. Busque manter uma atitude de diálogo com o outro.
20 – Arranje tempo para o trabalho voluntário
Não adianta você ficar só estudando e conhecendo mais sobre a natureza. É preciso combinar estudo e reflexão com ação. Considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta. Você pode, por exemplo, cuidar de uma árvore, organizar e participar de mutirões ecológicos de limpeza e recuperação de ecossistemas e áreas de preservação degradados, resgatar e recuperar animais atingidos por acidentes ecológicos ou mesmo abandonados na rua, redigir um projeto que permita obter recursos para a manutenção de um parque ou mesmo para viabilizar uma solução para problema ambiental, fazer palestras em escolas, etc.
Conheça, pratique!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário