terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Arte Mística By Mara Moraes

Mandalas místicas – meditação e expressão

 A arte é a expressão do sentimento do artista, do que lhe vai na Alma.
O artista busca o despertar do seu íntimo e nada melhor do que a meditação para proporcionar esse encontro.

Troféu para campeonato de surf em Salvador/BA

A sabedoria mística não é beatitude 
(Jacques Maritai).

Na vida cósmica, o ente não pede respeito, porque respeito é atributo da sabedoria. O Sábio sabe a quem respeitar, e o respeita. O tolo quer obrigar aos outros que o respeitem. A autoridade, na consciência cósmica, é adquirida pelo trabalho, pela ciência, pela capacidade de iluminar. O Artista reconhece seu superior e considera uma dádiva divina encontrá-lo. E há que se dizer que o artista sempre se encontra na hora certa, esta é a mística da sabedoria. A sabedoria vem da análise e pesquisa da mística. A mística não pode ser ensinada, somente aprendida. O Artista é, por sua natureza, místico. Mas o místico é apenas místico, não Artista.
Nos pesados silêncios, em contemplação nos profundos recônditos pouco iluminados de si mesmo, o Artista se indaga, sisudo e ausente,sobre o que é agir com sabedoria. Qual é a verdade que liberta? O que é liberdade? Quando o ente decide que não é livre? Porque o ente muda sua opinião sobre o que é ser escravo?
As respostas mudam a cada incursão às cavernas, de parca luz amarelada, de sombras bruxuleantes provocadas pela tremulante chama da vela, esclarecendo o ego, aperfeiçoando o eu e fortalecendo o espírito.
O Artista (a partir de agora é substantivo próprio), tem confirmado que há algo além da capacidade de percepção dos nossos cinco sentidos. Da forma mesma em que o Artista é o zigoto do sábio, é também o resultado da transformação, por osmose que produz amitose que se acumula em vez de dividir-se, a partir do cientista. A ciência se faz de questionamento e experiência. Daí surge a física, a filosofia e a metafísica (Daí o Místico). Para o místico esta é a “Trindade Cósmica”. Assim sendo o Artista se pergunta que outros sentidos pode haver além dos sentidos do corpo físico...

Decoração para ambiente interno
(feito com resto de bloco de poliuretano)
"Apenas viver não é suficiente, disse a borboleta. - "É preciso ter sol, liberdade e uma pequenina flor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...